quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

O charme da Pascoa de Gramado no Rio Grande do Sul


Aproveito para falar sobre Gramado, no Rio Grande do Sul. Estive por lá em março do ano de 2018 e me encantei com a beleza do lugar, com característica arquitetônica e costumes dos imigrantes alemães e italianos.



O cartão postal da cidade é a Igreja São Pedro, que fica na rua principal, a Avenida Borges de Medeiros. Ao ser construída em 1917 foi feita em madeira, depois de 26 anos passou a ser de pedra, em meio ao belo jardim, com uma torre de 46 metros de altura.

Minha pousada escolhida foi o Zermath, bairro da Bavária, na rua da Fé, com bom custo benefício. O clima de frio deixava o lugar ainda mais aconchegante!


A Rua Coberta de Gramado é uma espécie de galeria. Possui lojas, bares cafés e restaurantes,um lugar para descanso e lazer, com shows e teatro.Um charme!



Era época de Páscoa. As ruas estavam decoradas com coelhos e ovos de chocolate, além das belas flores e personagens da festa cristã.



O que mais me chamou a atenção foi o cinema, ou o Palácio dos Festivais, onde acontece um dos maiores eventos do cinema brasileiro- o Festival de cinema de Gramado.  Este evento é realizado desde 1973, onde há premiação com os famosos Kikitos, criados por uma artesã da cidade, cujo nome  é Elisabeth Rosenfeld! O interessante é a exposição sobre a história do Cinema Nacional.







Um outro passeio que recomendo é a Casa Italiana- uma emoção quando entramos e observamos  os móveis e objetos antigos, trazidos pelos italianos, lembrei muito da minha infância no interior.




Benvenuti a Casa Nostra!

No dia seguinte, no meio da chuva fina,fui conhecer o Lago Negro, famoso por seus pedalinhos em forma de cisne, além é claro, das belas hortênsias e azaleias  ao redor do lago.Os Pinheiros enobrecem a paisagem bucólica do lugar! Dizem que suas mudas foram trazidas diretamente da Alemanha.
Um passeio que considero imperdível é o da Maria Fumaça, você faz degustações do bom vinho da região, pára para comprar lembrancinhas e se delicia com queijos e doces, além da boa conversa com os produtores e moradores da região.
A imagem pode conter: Annete Moreira Milesi, sorrindo
Partindo da Cidade de Gramado até a estação de trem, a Maria Fumaça percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso de 23 Km, realizado em aproximadamente uma hora e meia.
A imagem pode conter: Annete Moreira Milesi

Na plataforma de Bento Gonçalves há degustações de vinho tinto e suco de uva branco. A festa continua na parada em Garibaldi, onde são oferecidos espumantes moscatel e sucos de uva tinto.
E também temos a oportunidade de conhecer os belíssimos vinhedos!
.
A imagem pode conter: Annete Moreira Milesi, sorrindo
Não fica por aí, paramos para apreciar um pouco da história dos imigrantes da região, através do teatro. Podemos ainda pagar um preço baixinho para tirarmos retratos com figurinos de época ao lado do trem. .
.A imagem pode conter: Annete Moreira Milesi, sorrindo

 E pose para o click com a Maria fumaça!
A imagem pode conter: Annete Moreira Milesi, sorrindo

Fica aqui um pouco do clima de alegria e das músicas dentro da locomotiva!
Uma grande festa para todas as idades!





Então fica  a dica para sua próxima viagem. Aproveite a vida! Até a próxima!


Annete Moreira para o Cult Tur


























Nenhum comentário:

Postar um comentário