sábado, 23 de janeiro de 2021

Tour SP nas férias no mês de aniversário da cidade

Como é bom curtir São Paulo observando o olhar e a curiosidade de uma menina de 11 anos! A convidada especial foi minha sobrinha Sophia, que vive em Americana, interior de São Paulo. Foi pensando nisso que resolvi fazer turismo pela cidade paulistana, depois de mais de 30 anos vivendo aqui. Tivemos que nos adaptar com aos protocolos de uso de máscara e álcool em gel, além disso muitos lugares estavam fechados por causa da pandemia.

 O centro velho da cidade com sua grande beleza arquitetônica, não perde para as grandes metrópoles europeias. Fundada em 25 de janeiro de 1554 pelos padres jesuítas, São Paulo está entre as cidades mais populosas do mundo. Quando o Padre José de Anchieta chegou aqui, escalando a Serra do mar com os outros jesuítas, disse que o clima era frio no alto da montanha, entre os rios Tamanduateí e Anhangabaú, comparando com o clima da Espanha.

No local, situa-se hoje o Pátio do Colégio, antigo casarão colonial e marco inicial da cidade!  







Ao lado, situa-se o Solar da Marquesa de Santos, com arquitetura do século XVIII. Domitilia de Castro Andrade Canto e Melo, mais conhecida como marquesa de Santos, a amante de Dom Pedro I entrou para a história. Foi neste casarão na região central da cidade que ela viveu seus dias, realizando saraus e festas. Hoje o local recebe diversas exposições





A capital paulista  oferece muitas opções de lazer e cultura.

Entre os destaques está o belíssimo Teatro Municipal, construído em 1911 pelo arquiteto Ramos de Azevedo. Foi inspirado no estilo arquitetônico da Ópera de Paris com traços renascentistas barrocos. Famoso pelas colunas, vitrais e obras de arte como bustos e bronzes. Sua inauguração trouxe uma ópera inspirada em Hamlet, do escritor inglês Willian Shakespeare.  Destaque para a realização da  Semana de Arte Moderna de 1922.






Na Zona Oeste da cidade localiza-se a USP - Universidade de São Paulo, uma das Instituições públicas mais importantes do Brasil, mantida pelo governo estadual, Criada em 1934, a cidade universitária contribui para o desenvolvimento da cultura, educação, ciência e tecnologia.Dentro dela está o Instituto Butantan, pioneiro em vacinas no Brasil e agora com o desenvolvimento da Coronavac.



Fomos mostrar a Faculdade de Química para a Sophia, já que ela pretende estudar esta área científica


Sophia também conheceu a ECA - Escola de Comunicações e Artes, onde existe a Faculdade de Jornalismo, local onde estudou seu ídolo, o jornalista e youtuber
Iberê Thenório




Um outro ponto turístico é um dos bairros mais tradicionais e antigos da cidade - o Bela Vista, conhecido como Bixiga, 

Construída  em 1929, a escadaria do Bixiga foi feita ao ar livre para ligar a Rua Treze de Maio com a Rua dos Ingleses é um marco histórico. Serviu como cenário para vários filmes e novelas.















 







 



A Avenida Paulista é imperdível! O centro novo da cidade possui importantes museus. A Casa das Rosas é um bom exemplo disso 








Bem perto dali tem o MASP -Museu de Arte de São Paulo, ícone cultural de São Paulo, fundado em 1947, com uma importante coleção de arte da América Latina



 

Famoso pelo vão de mais de 70 metros de com seus quatro pilares, projetado pela arquiteta ítalo brasileira Lina Bo Bardi é o cartão postal da cidade

Inaugurado em 1968, o MASP é um importante encontro para eventos, manifestações e reuniões de pessoas.

Parque Trianon, um pedacinho da Mata Atlântica em plena avenida concreta! 

Ideal para descanso, apreciação da natureza, um passeio com trilhas e observação de grandes e antigas árvores. Construído em 1910, foi frequentado  nas décadas de de 1920 e 1930 por vários intelectuais paulistanos. sua vegetação é composta de bosques, hortas com eucaliptos, ipês, paineiras e várias espécies.








O Edifício Gazeta na Avenida Paulista também é uma atração. A torre da TV Gazeta se destaca de longe, principalmente à noite, com o brilho das luzes acesas. A torre de transmissão no topo do prédio chama a atenção para quem passa pela avenida, e fora inspirada na Torre Eifel com sua iluminação amarela. No local existem Faculdades, colégios, canal de Televisão e rádio, além de cinema e teatro.

É a Fundação Cásper Líbero que foi criada em homenagem ao homem que sonhou com sua realização e deixou sua herança para sua criação.

Foi ele o idealizador da primeira Escola Superior de Jornalismo do Brasil e da América Latina.

Inaugurado em 1966, em seu lugar havia um imenso casarão. Hoje representa inovação e ousadia na arquitetura. As letras estão em alto relevo deste " gigante de concreto",  suas escadarias possuem 32 degraus





Olha o cinema Reserva Cultural


O PARQUE IBIRAPUERA

 Que pena! Estava fechado, mas é sempre lindo. Aproveitamos para tirar fotos no portão 7 da República do Líbano

Ele é de  1954 e tornou se um Patrimônio histórico de São Paulo!


Lá há pavilhões, museus, auditórios, além de atividades lúdicas como o planetário, jardins muito bem cuidados, ciclovia, viveiros e até Bosque da  Leitura.

Foi parte de uma aldeia indígena, mais tarde foi área de pastagens e chácaras

Frequentado por pessoas de todas as idades, o Parque Ibirapuera tornou-se o símbolo do paulistano






Observamos do carro o imponente Obelismo do Ibirapuera, símbolo da Revolução Constitucionalista de 1932. A foto foi tirada pela Sophia.






Mas a maior alegria da Sophia foi visitar o Catavento Cultural
Começando pela beleza arquitetônica do Museu da Indústria do início do Século XX
Com toda sua exuberância, ele é totalmente lúdico e divertido. Uma experiência encantadora de aprendizagem e valorização da nossa ciência e cultura.

Abaixo o Fábio, nosso orientador, nos explica 





















Os shoppings também tem  atrativos na cidade de São Paulo
Escolhemos o Anália Franco





Aproveitamos para cuidar da beleza e comer muitos brigadeiros, aliás um docinho bem brasileiro.


As coisas mais simples da vida também fazem muito bem. Férias também precisa de uma boa gastronomia. E a Sophia revelou seus dotes culinários, fazendo um bolo delicioso!


Passear na Paulista sempre é uma ótima opção, principalmente à noite para ver o brilho das decorações de natal que ainda estavam expostas.



A leitura é sempre importante. Sophia escolheu o livro O diário de Anne Frank na Livraria da Vila, no Pátio Higienópolis








A cidade oferece excelentes restaurantes. Escolhemos um restaurante Italiano, no Bairro do Tatuapé.
Estava fechado mas os proprietários nos permitiram tirar uma foto para recordação


E para descansar, um bom filme com pipoca. Fomos Ver A mulher Maravilha no cinema e em casa curtimos a cachorra Lindt.

Porque a vida é assim
É feita de momentos bons e felizes!




Gratidão sempre com o jogo do contente! Lição aprendida através da leitura e novela de Polyanna

Parabéns São Paulo pelos seus 467 anos! Viva!

Annete Moreira para o Momento Cult Tur
Participação especial de Sophia Moreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário