terça-feira, 3 de dezembro de 2019

O mundo mágico da Maria Fumaça a Noeland

Enquanto os saudosistas se apaixonam pelo passeio de trem, os sonhadores desejam conhecer o brilho e a magia do reino do Papai Noel!

E a gente percebe nosso espírito de criança diante desta possibilidade de aventura!

Foi com emoção que fui levada para conhecer este mundo a 140 km da capital paulista.Afinal estamos perto de uma das festividades mais aguardadas do ano!

Logo na Estação fomos recebidos pelo Papai Noel e a fada,símbolos da bondade no Natal. Depois vieram as duendes.
Com recomendações e informações importantes, a turma nos alegrava e aos poucos parecia afastar a timidez aparente do grupo.

Fundada em 1977, a Maria Fumaça Campinas é um dos principais passeios turísticos de trem ainda em operação no país. É mantido pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária.
O maquinista nos apresentava a guia de turismo local, a baronesa do café. Afinal a economia cafeeira foi a riqueza no século XIX, quando os trens partiam carregados do produto até Minas Gerais.

No passeio Expresso Noel nos acomodamos em uma legítima locomotiva da Cia Mogiana de Estradas de Ferro, com fabricação em 1960.
O apito do trem acelerava o coração! E então partimos a bordo de uma locomotiva nos 24 km e meio de estrada de ferro até nosso destino final: a cidade de Jaguariúna.

Acostumada a servir de inspiração para cenário de várias novelas e filmes,inclusive atualmente na novela Eramos Seis,esta locomotiva da foto é raríssima e é do século XVIII.

Viajamos a 25 Km por hora pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro. Além de apreciarmos a paisagem vista através da janela, recebíamos várias informações sobre a história das fazendas,das estações,casas dos ferroviários...

O nosso guia falou da importância que tinha antigamente o chefe de estação.

O equilíbrio e o ritmo dentro do trem tornava a viagem ainda mais divertida. Era o
momento do café da tarde, servido gentilmente no vagão -restaurante.

A arrumação da mesa ainda mantém o charme dos tempos áureos.

Pausa para uma "self"

Assim passamos por seis estações, cinco delas restauradas e uma que aguarda um patrocínio para sua restauração.
Anunciavam nomes como Anhumas, Pedro Américo, Tanquinho, Desembargador Furtado e Carlos Gomes.

Apaixonado por trens o comandante contou ao repórter que quando fez este passeio decidiu mudar sua vida.Começou a fazer parte da Associação que cuida destes veículos ferroviários e se sente feliz em acompanhar os viajantes e contar as histórias.

Enquanto eu apreciava as paisagens verdes das fazendas, vários riachos e pontilhões através da janela, o nosso guia anunciava a Ponte do Rio Atibaia de 1875, inaugurada por Dom Pedro II.

E eu seguia deslumbrada com a natureza!

O comandante nos chamou a atenção em relação à importância das oficinas de recuperação de locomotivas.

E continuava o entusiasmo de ver a paisagem pela janela do trem com o apito anunciando a chegada!

E com o figurino de época, a baronesa  explicava que por ali estava o famoso Rio Jaguary, além de um grande viaduto ferroviário, inaugurado em 2006. Ela relatava ainda os principais atrativos do local.

A cidade de Jaguariúna, em Tupi Rio Preto das Onças dizia ela!

Enfim chegamos na charmosa Estrela da Mogiana, como é conhecida aquela Estação de Trem. Uma   grande conquista esta transformação do espaço em cultura e lazer!

Não resisti a fazer mais fotos do histórico vagão,

Na parede da Estação havia a exposição do acervo de locomotivas.

Depois fomos orientados pelo jornalista Gabriel Gaudio para que seguíssemos o caminho a Noeland.

Era o começo da terceira edição do maior evento natalino do Estado de São Paulo, criado pela empresária Silvia Doreto, no Parque da Expoflora, em Holambra.

As luzes da entrada nos seduziam para o Reino Encantado!

Luzes e brilho representam a ternura e a longevidade.
No primeiro cenário, o Zoo da Noeland trazia uma floresta com girafas, ursos, elefantes e outros animais.

O Polo Norte também é retratado na decoração

O lugar mais frio do mundo tem os seus famosos bonecos de neve! E os pinheiros que são as únicas árvores que mantém suas folhas mesmo no inverno mais intenso.

Explode a alegria com as luzes do Portal! As bolas de natal representam segundo a tradição os frutos da vida e seus desejos como amor,esperança, perdão e alegria!

A tradicional Casa do Papai Noel é o perfeito cenário da comemoração!

E o tão desejado carro lotado de presentes do Papai Noel que simboliza a generosidade!

Havia espaço para a Torre iluminada transformada em brinquedo!

Eis que surge a linda princesa do Natal!

A área de produtos natalinos tem sugestões para decoração de ambientes. E ainda artesanato, artigos para presentes e gastronomia com inspiração holandesa.

E não podemos deixar de falar do lindo presépio para homenagear o grande aniversariante - o menino Jesus!

No pátio aberto uma árvore de Natal gigantesca!

Com momentos graciosos de intervenções de personagens! Destaque para o urso polar e soldadinho de chumbo

A boa surpresa ficou por conta da chuva de neve! ( que tem hora marcada para acontecer)

Isso mesmo! E mais neve para a alegria da multidão!

As luzes se acendiam e o carrossel começava a rodar! É a beleza do natal encantando a todos!

O brilho na arquitetura tipicamente holandesa completa a magia da noite!

Preparado para os festejos natalinos, o tradicional  Restaurante Casa Bela

nos esperava com a atraente e bem cuidada mesa natalina. Delícias que tivemos o prazer de saborear!

Em seguida veio o discurso caloroso de Fernando Fiori de Godói, prefeito desta "Cidade das Flores",antiga colônia de holandeses.

" Deixar as diferenças, as discórdias e desigualdade de opinião" estes foram os desejos  de Vera Longuini, jornalista do Ateliê da Notícia, para o nosso natal!

Após as palavras doces, meu agradecimento ao convite para esta Festa maravilhosa!

São as  luzes realizando nossos sonhos e consagrando Noeland como destino turístico de sucesso!