sexta-feira, 24 de maio de 2019

Quinta do Olivardo em São Roque, um pedacinho de Portugal perto de São Paulo

Ir a Portugal sem sair do Brasil! É isso que a gente sente quando conhece a Quinta do Olivardo, na estrada do Vinho, em São Roque, a 60 km de São Paulo. Uma verdadeira casa portuguesa, com restaurante e adega, arquitetura rústica, além de uma autêntica Tasca com vinícola, armazém e diversão com história!("pois,pois")


Estive lá, a convite da equipe do Novo Agro, um programa de TV idealizado e apresentado pela jornalista Lílian Dias.
Fomos acompanhadas do cinegrafista Neko Freitas, um autêntico descendente de família da Ilha da Madeira, que ficou emocionado por estar em um lugar que lhe traz tantas recordações da infância!



A Quinta do Olivardo é a realização de um sonho de seu proprietário, Olivardo Saqui! Um pedacinho da Ilha da Madeira, conquistado por esse descendente de italianos e sua esposa, de origem portuguesa. Um lugar bonito, no meio da serra, envolto de natureza, com comida de qualidade, friozinho e cheio de atrações para crianças e adultos.





Nascido em Mariana, interior do Paraná, Olivardo trabalhava em uma vinícola nesta região de São Roque. Em  2007 ficou desempregado. Acometido por uma  crise de tristeza e depressão, resolveu "arregaçar as mangas". Vendeu a casa e o carro, e veio com a família para um pequeno terreno nesta estrada. Começou a plantar suas uvas e a fabricar seu próprio vinho. Até que perguntaram se havia algo para "beliscar" e ele teve a brilhante ideia de pedir a sua esposa que preparasse bolinhos de bacalhau. E com isso vieram outros pratos como sua famosa bacalhoada, receita da família madeirense. O resto foi só sucesso!





Olivardo nos conta com muito entusiasmo do "Vinho dos Mortos", que ele desenvolve aqui. O nome  é uma referência à velha história de que, quando Napoleão invadiu Portugal, os portugueses enterraram suas riquezas e seus vinhos; passados seis meses eles os desenterraram e tiveram uma agradável surpresa: o sabor havia ficado ainda melhor!


Agora ele faz uma brincadeira em relação a essa história. Os convidados enterram seus vinhos e depois de algum tempo voltam para desenterrá-los só para apreciar seu sabor!


Fomos convidados para o almoço e apreciamos o delicioso bacalhau.Destaque para o suco de uvas brancas, que é um néctar dos deuses!  




Mais tarde uma pausa para o café e pasteizinhos de nata, conhecidos como Pastéis de Belém... hummm! 



Outro destaque é o Armazém da Quinta que possui artigos para todos os gostos, desde doces caseiros, queijos e vinhos, até artigos para decoração com detalhes portugueses.




"O melhor vinho é aquele que cada um gosta. A Quinta tem 240 colaboradores e sua maior preocupação é com o acolhimento. Não é só bacalhau e vinho, mas principalmente bom atendimento, preço e saber acolher!" Olivardo contou que não conhece Portugal, mas está sempre atento a tudo relacionado ao país pela internet, além de buscar novidades. "Preparar e dar colocação aos jovens" este é um de seus desejos, e ele confessa que o segredo é o prazer de fazer o que gosta.





Além de todos os eventos desenvolvidos na Quinta, como o Festival da Sardinha, Shows de Fados, Pisa da Uva e o Vinho dos Mortos, há um belo lago, com pedalinhos e contato com pequenos animais, para "miúdos".  Para os aventureiros tem a  tirolesa. E é sobre estas atrações que Olivardo nos fala no vídeo abaixo




Lembrando que existe uma preocupação com acessibilidade. A Quinta possui rampas de acesso e disponibiliza cadeira de rodas para locomoção.

Fica aqui uma ótima dica para quem quer curtir um fim de semana ou feriado neste clima de friozinho na serra. Para o dia dos namorados, excelente para o casal que quer tranquilidade e romantismo.


Parabéns Olivardo por esta grande história
Obrigada por toda a atenção
Sucesso!
Annete Moreira para o Cult Tur


Acompanhe no programa Novo Agro deste sábado, dia 25 de maio, a matéria completa,com apresentação de Lílian Dias;
Canal Clima Tempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário