domingo, 9 de junho de 2019

Porto, vibrante e espetacular!

Enfim,cheguei ao Porto, ao norte de Portugal! Ao descer na Estação de São Bento, me senti entusiasmada com tamanha beleza!



 Vibrante e agitada com suas ruas estreitas e casas antigas, a cidade possui um cenário magnífico! Eu me lembrei de muitas amigas dizendo " você não pode deixar de conhecer o Porto!" Realmente, uma atração imperdível!








Imediatamente procurei um lugar agradável para um café:A Brasileira
Resultado de imagem para a brasileira no porto fotos


Resultado de imagem para a brasileira no porto fotos

Precisava deixar as malas para aproveitar bem o dia naquele local encantador!

E encontrei um Hostel bem em frente ao  teatro Rivoli. Não poderia ser melhor! Bom  preço e local com temática de cinema!
Seguindo pelo Porto, mais descobertas com ruas e praças movimentadas.










Segui para a região Ribeirinha





Até que avistei a margem do Rio Douro!

E fiquei diante de um espetáculo com o Douro e suas famosas Pontes, embarcações e teleférico. Ao redor estão os restaurantes e feirinhas. Há passeios de barcos, com vista para a rica arquitetura, tombada pelo Patrimônio Mundial da UNESCO.












Fim de tarde!As luzes começam a se acender e tudo fica ainda mais poético!




No dia seguinte fui de trem para o Porto Campanhã.


 Tinha o intuito de chegar no Porto D`Artes, indicação do meu amigo Antonio Batista, do Home exchange, ou troca de casas, que muito me ajudou em Portugal.
Troca de casa
O endereço ficava bem perto da Estação;Até que conheci a proprietária e idealizadora do espaço, Liana Delli, uma simpática romena, formada em Turismo e negócios.


Resolvi explorar a região naquela manhã ensolarada e caminhei  com minha máquina fotográfica.


 Encontrei no caminho a estátua de uma figura feminina: Virgínia Moura. Ao pesquisar sobre ela descobri que foi uma ativista política, que estudou Engenharia, no Porto, foi importante também em atividades culturais, nos anos 40 e 50 e viveu entre 1915 a 1998.





Ao redor da Praça ficam os Restaurantes. Chamou-me a atenção o anúncio de
um prato típico: A francesinha!
Tem a forma de um sanduíche, é constituída de linguiça, salsicha, fiambre, carnes frias e bife de vaca, cobertura de queijo derretido

Resultado de imagem para francesinha prato típico do porto


Ao continuar o caminho me deparei com beleza desta igreja, toda construída com azulejos azuis e brancos 



Para a minha surpresa no fim desta rua, do meu lado esquerdo estava novamente a Estação São Bento  Então refiz o caminho para o Rio Douro




Resolvi atravessar a Ponte e descobri Gaia.  


 Vila Nova de Gaia, onde antigamente os nobres construíam suas casas de férias, de onde se tem uma vista belíssima para o Porto histórico.











E  a cidade metropolitana do Porto surpreende com seus prédios modernos, importante loja de departamento, auditório municipal e transporte acessível.



Apesar disso ainda mantém o estilo antigo com sua tradicional igrejinha e o barulho dos sinos

E eu volto ao Porto d`Arte para acompanhar o evento daquela tarde

Nenhuma descrição de foto disponível.


Veja só o tamanho do bolo quentinho de cenoura, que o marido da Liana, um brasileiro, tinha acabado de tirar do forno.Uma delícia!


 
Os dois formam um lindo casal!
 Porto d`Artes tem um ambiente acolhedor! Lugar onde as pessoas se reúnem para um bom papo, música, teatro 
e dança.


A atenciosa professora Roxana Suarez  nos deu dicas dos melhores passos no ritmo afro-caribenho. Adorei!




Um excelente espaço cultural!

Além da cafeteria há lugar para leitura
Com  encontro dos músicos e percussionistas


E bom papo entre brasileiros, portugueses, e outras nacionalidades


As acomodações do Porto D`Artes são perfeitas, com cozinha bem equipada, um bom banheiro, quarto amplo, com varanda, tudo muito limpo e organizado.



Quero agradecer a Liana Délia, do Porto D`Artes pela gentileza de ter me recebido
Uma cortesia com apoio do Troca de Casas

O Porto com sua poesia e beleza me deixa saudades e desejo de um dia retornar!

Image

EndereçoR. do Padre António Vieira 76, 4300-030 Porto, Portugal

Annete Moreira para o Cult Tur 

Um comentário: