terça-feira, 27 de agosto de 2019

Entre histórias e lazer na Belém de Lisboa


Você já ouviu falar dos pasteizinhos de Belém?Eles são considerados uma das sete maravilhas da gastronomia do mundo.
Sabia que sua receita original ainda é guardada em segredo?






Para contar sobre eles vou falar do Bairro Belém, um dos melhores pontos turísticos de Lisboa, em Portugal
Dali podemos avistar a TORRE DE BELÉM, representante das descobertas marítimas, em época de grande potência e riqueza.considerada um dos maiores símbolos portugueses. É linda de ser observada. Tive a sorte de ver através dela o belo pôr do Sol refletido nas águas.






E fazer uma foto diante do monumento da Santa Maria de Belém




Depois de ter a vista deslumbrante na Torre, podemos atravessar o viaduto e caminhar para a Fabrica dos Pastéis de Belém








Com sua charmosa arquitetura, à primeira vista ela parece pequena, mas dentro tem bastante espaço ao fundo. O interessante é que mantiveram a característica antiga do lugar histórico.




 Vamos conhecer um pouco mais neste vídeo


Eu fiquei calmamente aguardando a minha vez de ser atendida, afinal o local está sempre lotado, e vale a pena pelo prazer de estar em um dos lugares gastronômicos mais famosos do mundo.




Mas de acordo com a lenda a origem da receita destes pasteizinhos deliciosos de nata teria sido no vizinho Mosteiro dos Jerônimos. Dizem que os monges utilizavam as gemas que sobravam ao fazer a hóstia.Mais tarde um comerciante convidou um monge para trabalhar na fábrica de doces e foi assim que tudo começou.
O segredo permanece até hoje!

Já o Mosteiro dos Jerônimos foi construído no século XVI, por iniciativa do Rei dom Manuel, para comemorar as grandes conquistas de Portugal.







Numa época em que este lugar era apenas uma aldeia de Restelo




 E é ali que se encontram os túmulos do grande navegador Vasco da Gama e do poeta Luiz Vaz de Camões, além de Fernando Pessoa





 Na saída da Igreja, é comum encontrarmos  mulheres vestidas de preto que fazem a tradição das bordadeiras e rendeiras portuguesas. Elas representam a alma e a memória deste povo. E eu não resisti à beleza dos Xales, aproveitando para comprar o meu. 



Retornando para o  lado da Torre de Belém encontramos mais histórias através da

 escultura em homenagem aos Navegadores Portugueses que saiam daqui para a conquista dos grandes mares

A forma apresentada é de uma grande caravela!




É emocionante estar ali com vista para o Rio Tejo, de onde saíram os grandes viajantes para conquistar tantos lugares, como foi o caso de Pedro Alvares Cabral em relação ao Brasil. E a gente fica lembrando das aulas de história que tanto nos encantaram.







Ao caminhar um pouco mais, podemos observar outra beleza.  
  O Centro Cultural de Arte Contemporânea. Um espetáculo da modernidade!




Outra riqueza arquitetônica é o CENTRO CULTURAL BELÉM, construído em 1992. Com uma excelente estrutura moderna abriga o centro de convenções, com biblioteca, auditórios e espaços para música, teatro e fotografia. 







Na beira do poético Rio Tejo podemos aproveitar para desfrutar da área de lazer. É comum jovens com suas bicicletas e patinetes, com pessoas praticando esporte como corridas e caminhadas. 



A beleza do Porto nos convida para um passeio.


Encontramos vários quiosques de lanches, de jovens simpáticos e bem descolados, muitos deles formados em Gastronomia na Espanha, além do gracioso restaurante...








E assim temos o privilégio de desfrutar da paisagem com o esplendor da Ponte 25 de Abril que liga a cidade de Lisboa a Almada!

Para mim a alma revolucionária desta cidade!


Annete Moreira para o Cult Tur



Aqui em Lisboa tive a honra de ser recebida no

Lutecia Smart Design Hotel Lisboa


e com seguro viagem com a


Image






Nenhum comentário:

Postar um comentário