quinta-feira, 16 de abril de 2020

Aventura e rotina na Sicília

Saí de São Paulo, deslumbrada com a ideia de mostrar a bela Sicília, e contar a história de um Palermitano. O que me inspirou foi saber que um homem pode realizar seu sonho e ser feliz com simplicidade e sabedoria. O projeto era para um documentário, com um diretor de cinema, a estada duraria um mês. Eu, cheia de equipamentos note book, celular, e um livro sobre o sul da Itália, junto com um guia de conversação da língua italiana.


Depois de Roma, na Itália, ainda tem  mais mil Km até Palermo

Quando cheguei no Aeroporto, chamou-me a atenção a montanha de pedra da Ilha Siciliana e a beleza do mar mediterrâneo!
Fui recebida por Giovanni Chiappisi , nosso principal personagem desta história.Um jornalista palermitano, que dirigiu por 30 anos o Jornal da Sicília. Giovanni fala bem o português, pois morou no Brasil por cinco anos, casado com uma jornalista brasileira, viveu com ela no Rio Grande doNorte.


Passamos de carro pelos principais pontos de Palermo, o Teatro Máximo, o Teatro Carlos Gomes, a  famosa Catedral. Em cada pedacinho da capital eu pensava o quanto de história carregava. Ficava tentando me lembrar dos filmes que tinha assistido sobre a máfia siciliana, meu coração pulava de emoção como uma jovem descobrindo o mundo.
Resultado de imagem para teatro carlos gomes em palermo italia
Resultado de imagem para teatro carlos gomes em palermo italia
Resultado de imagem para teatro carlos gomes em palermo italia
Seguimos de carro com o amigo de Giovanni, Mário, um policial federal muito simpático, que vive com sua bela esposa, Monica. O que mais me encantou na Sicília, além de uma beleza exuberante, foram as pessoas.



Neste local acompanhei, por trinta dias,  a rotina do palermitano Giovanni Chiappisi  que depois de quase 40 anos de trabalho, como jornalista resolveu se aposentar. Este amante do mar escolheu para sua vida – a arte de navegar num barco a velas ,paixão esta  que sentia desde menino! E escolheu como porto  San Nicola L’ arena, em Trabia, na Italia.
Destaque para a virgem, protetora dos navegadores, e o castelo, que dá todo o charme da linda San Nicola!


.




As montanhas entrecortam o lugar, com barcos atracados de todos os lugares, mas com sua calma peculiar.


Podemos dizer que a cidade tem apenas uma rua, esta, com roupas no varal, característica de  San Nicola.
Em meio ao charme do vilarejo, entrecortado de montanhas e mar azul, – há a igreja matriz dedicada a San Nicola de Bari . O castelo foi construído no século XIV, para proteger a pesca de atum da praia, além dos ataques de piratas e turcos 
O pequeno vilarejo, distrito de Trabia, possui em torno de duas mil pessoas, entre elas diversos pescadores, aposentados, e moradores que vivem da agricultura e do pequeno comércio.
Moradora antiga do local, Dona Rosa nos contava a história do pequeno povoado de pescadores, cheio de magia e encanto.
….  “aqui era tudo areia – tinham barquinhos, não tinham motores – aqui se tomava banho de mar, tinha um escorregador.Eu nasci aqui! Sempre morei aqui, naquela época buscavam atuns dos barquinhos – eles jogavam os atuns na terra – os meninos colocavam um do lado do outro – ali havia um armazém – onde guardavam os atuns – depois chegavam os caminhões de fora para comprar. Outros pescadores iam ao mar com redes e pescavam depois jogavam para os meninos em cestos- os meninos pegavam e levavam para casa Agora não pode mais pois tem muito pouco peixe.Aqui temos orgulho pois não temos assaltos, homicídios.”





No dia seguinte era meu aniversário! E comemoramos com música – ah e que música! – Francesco de Gregori- Alice! Inesquecível! Como todos as pessoas de San Nicola.
Foi par mim um parabéns emocionado! Eu, distante da família, me senti querida e amparada. Amigos, quase irmãos de Giovanni trouxeram a torta de frutas! Mario e Mônica! Que exemplo de casal! Quanta generosidade!


E vamos a história de nosso personagem Giovanni! Por que escolheu este lugar? Por que abandonou tudo,  aposentou-se e resolveu morar em um barco? Na próxima postagem, você conhecerá melhor este lugar encantador !  
Na beleza do Porto de San Nicola L'Arena ficou a minha gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário