terça-feira, 7 de abril de 2020

Tarde em Cefalu

Às margens do Mar Tirreno,ao norte da Sicília, província de Palermo, na Itália, se encontra um vilarejo medieval cheio de histórias e belezas! Cefalu! Do mar podemos avistar o grande rochedo conhecido como Rocca que pode ser observado em todos pontos da cidade


Eu tive o privilégio de conhecer este encanto, em uma tarde de Páscoa, no ano de 2016, graças a  uma viagem de barco a vela conduzida pelo jornalista e navegador Giovanni Chiappisi ,seguida de um belo almoço de Páscoa oferecido por nossa anfitriã, a jornalista da RAI-TV Italiana, Maria Pia Farinnella




Logo após o almoço,Maria Pia me levou para caminhar e conhecer esta que é considerada uma das mais belas aldeias sicilianas.







O azul da água tornava o cenário deslumbrante em meio às pedras rochosas

E o brilho do sol no meio da tarde refletia a natureza do cenário apaixonante.

Assim como suas montanhas rochosas em destaque com o mar


Tive a honra de ser conduzida para conhecer este verdadeiro paraíso siciliano através de uma pessoa  muito especial. Afinal Maria Pia,além de ter escolhido esta terra para sua moradia, estava acostumada a fazer narrações e reportagens especiais na Televisão Italiana. 



Conhecedora do local me mostrou o mapa  de la Citta  (cidade) italiana de Cefalu 


Caminhamos até o centro histórico com suas ruas estreitas e becos e me surpreendia cada vez mais com a cultura e a  história que se revelavam a cada instante



Cefalu tornou-se uma referência cinematográfica, como explica Maria Pia, sobre o Velho Porto.Algumas cenas do filme Cinema Paradiso,de 1988, dirigido pelo italiano Giuseppe Tornatore foram gravadas ali.





Aqui uma pausa para registrar aquilo que mais parecia a pintura de um quadro devido à grande  beleza  

E eu estava agradecida pela oportunidade de estar desfrutando daquele  lugar no momento em que se comemorava a Ressurreição de Cristo!


As pequenas embarcações na praia em meio a areia dourada formavam o contraste com a cor de terra da arquitetura local.  



A jornalista Maria Pia mostrou-me os famosos Lavatórios Medievais



 Enfim avistamos a rara beleza da Igreja Católica Duomo, símbolo da cidade, que 
fora construída no ano de 1131. E eu quase não pude conter minha emoção!


Esta Igreja Normanda tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO em 2015.








Em seu interior ela  possui a arte bizantina na decoração e murais.

Além da imagem Pantocrator- Cristo todo poderoso com a mão inclinada em forma de bênção
As escritas são em Grego,Latino e hebraico, como me explicou Maria Pia.





Ponto de encontro ideal com bares, restaurantes e lojinhas de artesanato a praça em frente nos convidava para alegria e descontração de final de tarde.









Paramos para um café em lugar privilegiado para se apreciar a beleza do centro histórico  e observar os turistas e transeuntes que ali circulavam!








Fiquei radiante! Assim retornamos para a Casa de Maria Pia,







E  navegamos no Barco à vela Hórus de Giovanni para San Nicola L'Arena, na certeza de que este não tinha sido simplesmente um passeio a uma estância turística. Cefalu possui valores culturais e históricos imprescindíveis para a humanidade e que ficarão para sempre na minha memória

Que bela!



Grazie Maria Pia Farinella
e Giovanni Chiapisi



Annete Moreira para o Cult Tur





Um comentário:

  1. Annete querida,a emoção tomou conta de mim,durante essa maravilhosa viagem que fiz a Cefalu,através de se blog! Grazie tantti! Felicitta! Bacio abbracio e,Dio sia con te oggi e, per sempre! Arrivederci!

    ResponderExcluir