quarta-feira, 1 de abril de 2020

Páscoa em Cefalu na Sicília

A minha Páscoa em Cefalu no ano de 2016 foi inesquecível!


  Começando pelo fato de ter velejado pela primeira vez ….o planejamento feito pelo jornalista e navegador Giovanni Chiappisi, a preparação das velas feita com a ajuda de Lucas, filho de Mario e Monica e a atenção com mapas e bússolas, importante para iniciar uma viagem marítima.












Tudo ficava ainda mais emocionante! O barulho do mar, as pedras, os outros barcos….misturados com minha ansiedade! E eu curiosa com
esta nova aventura - O caminho para Cefalú




Então eu aproveitei para entrevistar Giovanni e aprender um pouco mais
Quando perguntei- O que é velejar pra você, ele responde:

 "É viver!Este é meu mundo! Deixo todos os problemas na terra..."





"Há  uma magia nesta cidade, adoro Cefalu,” disse depois Giovanni Chiappisi, o jornalista palermitano, que largou tudo para viver em um barco a vela. Ele alertou:
"O mar é liberdade, mas tem disciplina, porque se não se conhece o mar, as regras.. ele pode ser perigoso.”


A  grande montanha de pedras de Cefalu ficava cada vez mais próxima!




Ao nos aproximarmos de Cefalu – já me impressionei com a beleza do lugar – a famosa Catedral medieval, sua beleza arquitetônica e as casas ao redor..


Parecia a pintura de um quadro por tamanha beleza!








 Enfim chegamos ao porto e fomos recebidos com carinho e simpatia pela nossa anfitriã!


Foi muito emocionante o encontro destes grandes amigos e profissionais – Maria Pia Farinella, chefe de redação do RAI, TV italiana, com quem Giovanni trabalhou no Giornalli da Sicilia.







Escolhida pela paixão, a bela propriedade chama a atenção pelo estilo medieval. Uma antiga e histórica casa de pescadores feita toda de pedra e muito bem preservada! Além disso,tivemos o prazer de ver todo o cuidado para o almoço de páscoa, com bom gosto desde a decoração até a preparação dos pratos típicos sicilianos!
A A mesa cuidadosamente posta nos aguardava para apreciação!







Não resisti a tirar fotos do evento primoroso!

      




“Giovanni é meu irmão. Ele me chama de irmãzinha e eu o chamo de irmãozinho. Nós não somos irmãos de sangue, não temos o mesmo pai e a mesma mãe- somos irmãos pela escolha
É uma coisa mais difícil. A gente se conhece há 30 anos. Começamos a trabalhar no mesmo jornal, na mesma época.E depois nos separamos, mas temos um sentimento de consciência da vida muito parecida – nós gostamos de brincar com as palavras, fazer longas discussões, como por exemplo estes jogos difíceis para traduzir e todos os jogos de palavras.
SOMOS IRMÃOS PORQUE AMAMOS A LIBERDADE.
Nós amamos as mesmas coisas. Ele escolheu morar num barco e eu moro aqui – uma escolha diferente mas eu não sei velejar - porém os dois gostam de liberdade, no sentido da responsabilidade, somos conscientes de quem somos e o que fazemos. E nós conhecemos a consequência de tudo o que fomos e o que fazemos.”



Ali da janela eu observava o azul do mar e a paz deste verdadeiro paraíso


Giovanni postou fotos com o livro de sua autoria, presenteando sua grande amiga.
 
E meu presente maior foi conhecer estas pessoas tão especiais que me trouxeram alegria inesquecível na minha Pascoa em Cefalu










Annete Moreira para o Cult Tur

Um comentário:

  1. Annete querida,senza dubio,Cefalu e un paradiso!A emoção bateu forte nòvamente,agora durante a Páscoa! Que maravilha de viagem fizeste,e,que pessoas maravilhosas Maria Pia e,Giovanni que a receberam com tanta gentileza e, carinho!Eu quero ir prá Cefaluuuuu!!!!!Bacio abbracio e,Dio sia con te, oggi e,per sempre!Parliamo!Arrivederci!

    ResponderExcluir