quarta-feira, 24 de abril de 2019

Coimbra e o Troca de Casas com a professora de literatura Rosa Maria

O Troca de Casas me deu a oportunidade de ser recebida em Coimbra pela professora de Literatura Rosa Maria.



 Sempre cordial e com seu jeito encantador, ela me esperou na Estação de trem, tomamos um café, e seguimos para seu apartamento. 
Rosa nasceu em Moçambique, tem um jeito tranquilo de falar, é culta e elegante. Estudou na Universidade de Coimbra e ama os livros e a literatura. Seu apartamento tem este aspecto cultural que lhe é peculiar. 



Ela me ofereceu um almoço em sua casa e depois me acompanhou pela Universidade mais antiga da Europa. Eu sempre havia desejado conhecer a Universidade de Coimbra, construída no século XIII. Por ali estudaram grandes escritores, como os portugueses Eça de Queirós e Luiz Vaz de Camões, e os brasileiros Gregório de Matos,Tomás Antônio Gonzaga, além de muitos que fizeram parte da elite brasileira até os anos 1940. 

A famosa Faculdade de Direito me pareceu espetacular, com sua arquitetura riquíssima e histórica. Não é à toa que a cidade é conhecida como Cidade dos Estudantes, pois tudo gira em torno dos alunos. Encontramos alguns deles, que comemoravam a graduação. Fiquei imaginando quantas histórias poderiam ser contadas por eles.
















Depois caminhamos pelas ruas do centro da cidade, observando e fotografando o comércio, as igrejas e os monumentos. 











Ruas estreitas chamam a atenção.


Resolvemos posar para uma foto na escadaria principal.





E apreciarmos a tranquilidade das ruas.



Fizemos amizade com um casal de brasileiros, um professor de matemática da PUC em Sâo Paulo, acompanhado de sua simpática esposa. O interessante era observar a coragem de revelar seu lado político, ilustrado em sua camiseta vermelha com letras grandes e brancas pedindo a liberdade de um famoso líder político brasileiro. 
"Lula livre" aparece e chama a atenção quando ela se apoia para agradecer e pedir ajuda dentro da igreja. 

Conversamos bastante e resolvemos ficar um pouco mais em um agradável Café no centro de Coimbra.




Ficamos no café até o anoitecer, quando as luzes se acenderam, com magia e beleza



Resolvemos conhecer a vida noturna e aceitarmos a sugestão da anfitriã de 
irmos a um restaurante e saborearmos o prato típico da região: cabrito assado





Não pude resistir a gravar a festa dos estudantes ao redor da mesa




E nos despedimos com uma foto em frente ao Cantinho gastronômico.

Rosa Maria havia me contado antes que atravessara um momento difícil em sua vida: saiu de um estado de coma por mais de um mês, depois de sofrer um aneurisma cerebral. Ela explicou que teve que reaprender a falar. Por isso Rosa tem essa leveza, além de dar mais valor às pequenas coisas, o que só entendemos depois de passarmos por algo semelhante.  
Aprendemos que temos que valorizar momentos como estes, de alegria e comemoração! Assim como fizeram os estudantes na mesa do restaurante! Com certeza eles, assim como nós, teremos lembranças de momentos como estes no futuro e sentiremos saudades!

Aqui fica minha homenagem a essa amiga, que me recebeu com tanto carinho e, sem querer, me ensinou que a amizade é a verdadeira poesia da vida e viver é mais que um poema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário