segunda-feira, 15 de abril de 2019

Isabel Ferreira e o espaço Cultural de Marinha Grande

 Referência na área cultural da cidade de Marinha Grande, em Portugal,Isabel Ferreira, professora de história e teatro fala sobre os benefícios do HomeExchange ou Troca de Casa .
Ela nos conta que já viajou desta maneira para vários países, entre eles Espanha e Países Nórdicos, além da Hungria e Bélgica. e acha que o diferencial é a tranquilidade e laços de amizade estabelecidos nesta troca de casas.HomeExchange



Isabel e seu esposo Otávio me oferecem um delicioso almoço, com o prato típico português que eu adoro: bacalhau.


Isabel me acompanhou pelas ruas da cidade, narrando as histórias das primeiras famílias inglesas que ali chegaram e montaram suas fábricas de vidros -ela explica que a cidade nasceu com a iniciativa de Guilherme Stephens, patrocinado pelo Marquês de Pombal  Acidade já foi conhecida como a capital do vidro.Atualmente funcionam ali a Casa da Cultura e Biblioteca municipal.





A Casa de Cultura Teatro Stephens é destaque


Eu tive o prazer de acompanhá-la em seu local de trabalho, na Biblioteca da Câmara Municipal de Marinha Grande

Marinha Grande já foi polo de resistência política. Aqui as forças de Salazar encontraram maior oposição, foi palco de reuniões para organização do Partido que enfrentou a ditadura, foram movimentos políticos ligados ao proletariado.

Conversei com os alunos, que achei  muito simpáticos e elegantes. Eles me receberam com todo o carinho. Falei sobre meu trabalho com o atriz no teatro e a minha personagem  - Pagu, ou Patrícia Galvão. Expliquei a eles a importância desta grande mulher, uma revolucionária brasileira,filiada ao Partido Comunista, escritora e jornalista, que viveu em São Paulo entre 1910 e1962 . 


Depois disso
declamei um poema de minha amiga e poetisa Valdyce Ribeiro
que é um dos meus preferidos.





Acima imagem da escritora Valdyce Ribeiro
e seu livro de poemas Flor e Ponte







 "Há sempre tempo para germinar girassóis, que vestem campos nus, seguem o sol, nutrem-se com as chuvas
Há sempre um tempo para germinar versos, que vestem páginas nuas, seguem a lua, nutrem-se com as letras.... Há sempre um tempo."






Fui conhecer também o Espaço Operário Marinhense, onde havia uma fabrica de vidros. Hoje é um espaço com bom palco para peças teatrais, apresentação de musicas, com  aulas de piano, pilates, enfim. cultura e esporte! Uma referência cultural na cidade de Marinha Grande.


Isabel já fora diretora e hoje além de ensinar
teatro aos idosos, viaja pelo mundo e dá apoio a cultura da pequena cidade de Mar Grande.
com paixão e alegria contagiantes.
Abaixo algumas fotos de trabalhos realizados por Isabel Ferreira com o grupo teatral da cidade

Caminhamos para conhecer mais atrativos como a indústria vidreira, que fabrica copos, garrafas e objetos de decoração.



Acredito que tive a oportunidade de aprender muito com este lugar especial.Percebi que  o melhor de tudo são as pessoas! Minha admiração por Isabel, grande mulher daquela cidade. Ela que já foi diretora da oficina cultural e de escolas no município, além de ser uma grande atriz de teatro e excelente pessoa, sempre motivada para realizar projetos e fazer viagens.



Agradecimentos!

Cult tur com Annete Moreira
















Nenhum comentário:

Postar um comentário