segunda-feira, 8 de abril de 2019

Situada ao norte de Portugal, Braga, belíssima cidade portuguesa, pertencente ao distrito do Minho,encanta  os visitantes e moradores da região, com suas ricas igrejas, museus e monumentos através de sua arquitetura.









A imagem pode conter: atividades ao ar livre




Ali se encontra a primeira avenida do Norte do Páis, a Avenida Liberdade, onde está localizado o grandioso Theatro Circo! O tapete florido nos seduz ao colorido alegre da primavera européia.


Manhã de descobertas

 Fui recebida por Rui Madeira, o diretor da Companhia de Teatro de Braga. Já havia entrevistado o Rui na Rádio USP e me encantei com seu trabalho, além de toda a história desta importante Companhia, referência mundial..

Rui Madeira e a atriz Ana Bustorff na Rádio USP - São Paulo
Em Braga pude conferir a grandeza e imponência do Theatro Circo

Foto de Fernando Silva Machado, empresário e morador de Braga
A imagem pode conter: 1 pessoa, noite










Foto de Fernando Silva Machado, empresário e morador de Braga
A imagem pode conter: 1 pessoa, em pé e noite







 Com Sala principal e palco à  italiana com inspiração renascentista


Obra do Arquiteto Moura Coutinho

Construído em um extinto convento e
inaugurado em 21 de abril de 1915
A imagem pode conter: atividades ao ar livre

 E reabilitado e remodelado de 1999 a 2007

A imagem pode conter: área interna

" O Theatro Circo é um recanto de Cultura insubstituível e predominante na formação da sociedade Bracarense e com influência e reputação que se estende em nível global.... ao longo de 100 anos."
do livro 100 anos de Theatro Circo de Braga




Rui Madeira


Há mais de 30 anos dirigindo a Companhia, no Theatro Circo de Braga, Rui Madeira  se tornou  uma referência na atividade cultural e artística da cidade, do seu país e de toda a Europa.,com reconhecimento mundial

Ele fala com entusiasmo do início de todo o trabalho, lembra dos momentos em que foram resistência, além  das conquistas realizadas pelo grupo. Fala de sua origem , na aldeia de Ribatejo, no sul do país, da luta pela república e liberdade e do seu processo de interpretação.

 Com elaborado repertório e exímio planejamento, talvez esteja aí o segredo de tanto sucesso desta grande companhia. 


Acompanhei o ensaio de Rui Madeira, interpretando o grande Picasso, com a atriz Solange Sá






A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas sentadas
Ensaio de cena da peça Um Picasso com Rui Madeira
direção de Eduardo Tolentino do Grupo TAPA de São Paulo

Tarde agradável


Com localização privilegiada, o conceituado Restaurante O Paulo, oferece iguarias tradicionais, acompanhadas do famoso vinho verde do Minho



Especialidades como Papas de Sarrobulhos,Rojões de Minhota com sobremesas como Pudim Abade de Priscos







Ali conversamos mais sobre sua história de vida e relação com a cidade. Rui Madeira veio de uma família de camponeses e sempre deu voz às suas raízes, já com comportamento combativo e ao mesmo tempo pacificador para engajamento na arte e cultura.Contou ainda o quanto fora importante o papel das bibliotecas itinerantes em sua aldeia,para sua formação cultural.



É exigente quando se refere ao trabalho do ator, que vê como responsabilidade social. Falou de seu personagem Picasso, onde busca a respiração na postura e interiorização do personagem,

" Eu penso que é pela respiração que se toca no verdadeiro personagem, daí a transposição do ator pelo personagem pela respiração!"


Ressaltou ainda o papel social da Companhia, que já apresentou grandes autores, como Nelson Rodrigues,  Camilo Castelo Branco Genet,Ibsen, e outros clássicos mundiais., além de, segundo Rui, discutir temas como Fronteiras e Memórias.


Ele explica que a Companhia de Teatro de Braga tem cerca de 20 pessoas, com 40 anos de atividades, com repertório de  cerca de 10 espetáculos.





Depois do almoço fomos para o Jardim ao lado, conhecer o Santuário do bom Jesus do Monte, com área de lazer e lagos,elevador movido a água, além de belíssima arquitetura barroca.
Fiquei admirada ao descobrir belas imagens e esculturas, com vista espetacular para a cidade de Braga












Seguimos para o Santuário de Sameiro, segundo maior santuário Mariano de Portugal, de 1863





Conheci também  a sede de Administração da Companhia, próxima ao Teatro Circo
e pude conferir os arquivos bem organizados, com apoio de duas secretárias, Manuela e Iulia,. São elas que se encarregam das agendas, planejamentos, produção, arquivos, edições e setor financeiro..


Rui me contou dos projetos para Formação de público, com jovens e idosos, mostrou o centro de documentação e comentou sobre a adaptação do grupo à nova realidade, depois de uma gestão de 30 anos,." Quando o grupo começou a população de Braga vivia em torno de 30 mil habitantes, hoje este número subiu para 200 mil."






O número de artistas da Companhia chega hoje a 20, a verba e distribuída pelo governo e Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, Teatro Circo e Invest Braga, e do município, através do pelouro da Cultura.


Noite de encantos

Em uma charmosa aldeia de São João Rei, tive o privilégio de conhecer o famoso Victor Bacalhau, tradicional reduto de intelectuais e artistas. Na parede há fotos do escritor brasileiro Jorge amado e sua mulher Zélia Gatai, que quando viviam tinham o hábito de frequentar o local, ao visitarem Portugal. O sr Victor trabalha ali com os  filhos e prepara o melhor bacalhau da região. Por ali passam pessoas do mundo todo.





Aqui a famosa sobremesa de leite

Eu, sr Victor e Rui Madeira
A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Annete Moreira Milesi, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

E Rui Madeira falou sobre o dia Mundial do Teatro

O CTB se manifestou no DIA MUNDIAL DO TEATRO
relacionando este dia com a tragédia em Moçambique

" O teatro, a criação teatral, a arte do teatro assentará sempre na relação com o outro. A interpretação do Outro, como instrumento para o conhecimento do Eu. Essa é a força do teatro. O que o faz vivo e perene. Sempre efêmero e logo renascente. Diverte e assusta. Não teme.Mata mas não morre. A arte do teatro é ontologicamente a arte do compromisso. Com o Homem, com a Sociedade. com o Polis. Com a terra. Desde a tragédia grega que sabemos que os deuses nunca nos permitirão os seus voos. Mas nunca, como hoje, estivemos tão perto da tragédia mais profunda e mais humana. Sim, é no teatro que se aprende que não controlamos o Destino. E que nosso fado está determinado á nascença. É essa consciência que nos faz mais humanos, e às vezes mais acutilantes e outras mais resistentes(ou resilientes?)


Lista de repertório do CTB

A antiga mulher - de Roland Scimmelpfeennig
Humidade, de Bárbara Cólio
Diário de Adão e Eva de Mark Twain
Em Pessoa, a partir de Fernando Pessoa
Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco
Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente
Os músicos de Bremen, a partir de Irmãos Grimm
As Criadas, de Genet
Um Picasso, de Jefrey Hatcher
Concerto à la Carte, de Franz Xaver-Koetz
Justiça, de Camilo Castelo Branco
No Alvo, de Thomas Bernhard


Annete Moreira para  o Cult tur do Momento Grandes Mulheres
annetemoreira@gmail.com







Nenhum comentário:

Postar um comentário